I – DO CAMPEONATO
Art. 1º – A Copa Curva 7 Rental Kart será disputada em três fases, dois turnos e uma Superfinal, que acontecerão no ano de 2023 e 2024, respeitando este regulamento desportivo, seus adendos e os acordos firmados no briefing que antecede cada etapa.
§ 1º – As duas primeiras fases (turnos) serão independentes. Cada uma será disputada em 5 etapas. Haverá um campeão por turno.
§ 2º – A Superfinal será disputada em rodada bônus valendo o dobro de pontuação, após o encerramento do segundo turno.
§ 3º – O campeão geral será coroado após as três fases, de acordo com critérios de pontuação descritos abaixo neste regulamento.
II – DAS PROVAS
Art. 2º – As provas serão realizadas em kartódromos de Curitiba e região, conforme calendário disponível no site.
§ 1º – O calendário poderá sofrer alterações de acordo com disponibilidade dos kartódromos e condições de clima, sendo avisado previamente aos pilotos.
Art. 3º – O grid de largada de todas as provas, com exceção da Superfinal, será definido por uma tomada de tempo (qualify) de 5 minutos.
Art. 4º – As provas respeitarão as normas particulares e política de preços de cada kartódromo, e os acordos realizados nos briefings.
Art. 5º – A largada sempre será realizada em fila única (fila indiana), com karts parados.
III – DOS KARTS
Art. 6º – Serão utilizados os karts disponibilizados pelos locais onde as corridas acontecerem, ficando os pilotos responsáveis pelos custos da locação e eventuais danos causados nos karts.
Art. 7º – A determinação do kart de cada piloto será feita mediante sorteio, não podendo o competidor escolher qual kart será utilizado. Caso seja necessário trocar de kart. Para eventuais trocas de kart, será disponibilizada, aleatoriamente, uma fila de karts reservas, devendo o piloto utilizar sempre o primeiro kart disponível, sem direito à escolha do kart reserva.
§ 1º – Se a troca de kart ocorrer durante o alinhamento ou no grid de largada, o piloto deverá largar na última posição, excetuando-se os casos em que a troca seja motivada por defeito constatado pelos fiscais ou Organização da prova.
IV – DAS INSCRIÇÕES
Art. 8º – A inscrição para cada rodada será divulgada na semana anterior a corrida e deverá ser efetivada até a quarta-feira anterior à realização de cada prova. A etapa somente acontecerá se tivermos o mínimo de 9 pilotos inscritos, a fim de garantir exclusividade de pista.
Art. 9º – A inscrição para cada rodada somente será efetivada mediante pagamento antecipado da taxa de locação do kart, conforme política de preços de cada kartódromo, bem como da taxa da organização, no valor de R$ 10,00 (cinco reais) por rodada.
V – DAS PONTUAÇÕES
Art. 10º – O vencedor de cada etapa receberá 25 (vinte e cinco) pontos; o segundo colocado receberá 22 (vinte e dois) pontos; o terceiro colocado receberá 20 (vinte) pontos; e, a partir daí, a pontuação decrescerá de dois pontos sucessivamente até o 12º colocado, que receberá 2 (dois) pontos.
Art. 11º – Aos pontos obtidos pela classificação nas provas ou baterias, serão acrescidas BONIFICAÇÕES, conforme segue:
a) O piloto que obtiver a pole-position será bonificado com 1 (um) ponto.
b) O piloto que obtiver a volta mais rápida será bonificado com 1 (um) ponto. Caso haja empate neste critério, o bônus será atribuído ao piloto que tiver obtido a volta rápida primeiro.
c) O piloto que mais posições ganhar em relação à sua posição de largada será bonificado com 1 (um) ponto. Caso haja empate neste critério, todos os pilotos empatados receberão o bônus.
VI – DA SUPERFINAL
Art. 12º – A Superfinal será disputada uma rodada única que valerá o dobro de pontuação descrito no Art. 10º deste regulamento.
Art. 13º – Na etapa da Superfinal não haverá qualify. Será adotado o sistema de grid invertido com inversão de karts em relação à classificação do campeonato geral (soma dos dois turnos). Ou seja, quem estiver em 1º na pontuação geral, largará da última posição; quem estiver em 2º na pontuação geral, da penúltima posição, e assim por diante.
VII – DAS PENALIZAÇÕES
Art. 14º – As penalizações serão aplicadas de acordo com os comissários de pista de cada kartódromo e, caso seja necessário investigação de um ocorrido, será feito com análise posterior a corrida caso haja vídeo disponível do incidente.
Art. 15º – O piloto que for advertido pelos comissários de pista, desrespeitar a sinalização (bandeiras ou eventuais demarcações de limites da pista) ou queimar a largada será punido com o acréscimo de 10 (dez) segundos em seu tempo de prova, o que poderá acontecer na computação oficial dos resultados após a corrida, e não necessariamente será computado pelo sistema do kartódromo no momento da corrida.
§ 1º – O piloto que for punido com bandeira preta (desclassificação) pelos comissários de pista, além de não receber os pontos a que teria direito na prova, será punido com a perda de 5 (cinco) pontos na pontuação final. A mesma penalização será atribuída ao piloto que for desclassificado por conduta antidesportiva após a prova.
VIII – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 16º – Em caso de empate nos pontos, em qualquer uma das três fases e isoladamente, o desempate obedecerá aos seguintes critérios, nesta ordem:
a) Número de vitórias;
b) Número de pole-positions;
c) Número de voltas mais rápidas;
d) Número de 2ºs lugares;
e) Número de 3ºs lugares;
IX – DA PREMIAÇÃO
Art. 17º – Em todas as etapas serão premiados os três primeiros classificados.
Art. 18º – Ao término de cada uma das primeiras duas fases (turnos), serão premiados com troféus os três pilotos mais bem classificados.
Art. 19º – Ao final do campeonato, receberá o troféu de campeão da Copa Curva 7 Rental Kart o piloto que obtiver o maior total somados as três fases do campeonato. Segundo o mesmo critério, serão premiados também o vice-campeão, e o 3º colocado.
X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 20º – A Organização se reserva o direito de alterar este Regulamento, incluindo novos artigos ou mudando cláusulas, visando ao bom andamento do campeonato, fazendo-o sempre por meio de adendos, que passarão a fazer parte deste documento, e desde que com a aprovação da maioria do Conselho Deliberativo.
Publicado em 24/10/2023 às 13h21m.